quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CAMINHANDO E CANTANDO
 Daisy Buazar


Ela não se importava de sair, em um domingo qualquer, com a camiseta da escola de samba Império Serrano, do carnaval  carioca de 2004. Com calça e sapatos brancos, parecia uma passista de sambódromo, embora com seus sessenta e poucos anos, pudesse muito bem ser convidada a desfilar no bloco da velha guarda da escola.

 Nunca fora de seguir a moda, sempre se vestia com a roupa que lhe agradava no momento.

Caminhando e cantando, para não falar de flores com o saudoso Geraldo Vandré, pelo calçadão da Rua dos Pinheiros, atraia os olhares dos curiosos, alguns enviesados, para não dizer oblíquos como os de Capitu. Outros sorriam, e havia até aqueles que cantavam junto, num ato de solidariedade pela loucura.

Ela não se importava com o que se passava na cabeça dessa gente. Ela vivia a vida como bem lhe aprazia. Desejava no íntimo compensar os anos em que, tímida e recatada, seguia o que a sociedade impunha, numa submissão inconsciente e inconseqüente.

Longe ia o tempo em que desviava o olhar de quem a encarasse, não dirigia palavra a estranhos, nem mesmo a conhecidos,  com receio de parecer pessoa de má fama, como se dizia.

 Os costumes, hoje, são outros, a sociedade está mais aberta aos novos modos de ser e de agir, e mesmo que não estivesse dava de ombros. Não tinha tempo para contestá-los.

Estava aposentada dos conflitos, das reuniões infindáveis, das discussões estéreis, agora só desejava viver a vida, com a alegria estampada no rosto, como os sambistas de escola de samba.


3 comentários:

  1. Dayse,

    sou rebrinha, e aí saber de você. Gostei de seu comentário no blog de Morgana Gazel. Convido você a me visitar, vou adorar! Grande abraço,

    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliane.
      Vou visitar seu blog e lá deixarei meu comentário.
      Abraços.

      Excluir